1º Fórum UNESCO “Interculturalidade, Diálogos e Encontros em Português"
1ºFórum UNESCO “Interculturalidade, Diálogos e Encontros em Português"
De acordo com a Declaração Universal da Diversidade Cultural da UNESCO, torna-se, cada vez mais, necessário promover valores, atitudes e comportamentos que fomentem o diálogo e a reaproximação de culturas. Sob semelhantes desígnios, para que se implemente uma cultura de paz e cooperação, é fundamental assegurar a criação de sinergias entre organizações não governamentais, órgãos do poder local e central e academia, atentos aos desafios emergentes e empenhados em valorizar o diálogo intercultural e desenvolver esforços conjuntos que contribuam ativa e sustentavelmente para a coesão e justiça sociais.
A Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada (ESEJP/Almada), membro da RESMI - Rede de Ensino Superior para a Mediação Intercultural, assume um compromisso ativo na produção de conhecimento sobre questões e práticas de mediação intercultural. Este compromisso traduz-se na qualificação de profissionais especializados nesta área, com o objetivo de contribuir para a coesão social, a melhoria da qualidade de vida e o fortalecimento da convivência intercultural cidadã, particularmente em municípios caracterizados por uma significativa diversidade cultural. Através de uma gestão positiva e preventiva desta diversidade, assente numa intervenção mediadora e na participação ativa dos protagonistas locais, a ESEJP/Almada procura promover uma integração harmoniosa e uma convivência inclusiva que reforcem o tecido social e a cidadania responsável.
Nesta medida, o 1º Fórum UNESCO “Interculturalidade, Diálogos e Encontros em Português", que decorrerá no próximo dia 30 de novembro, no Piaget de Almada, oferece-se como espaço promotor de reflexão e debate sobre estratégias para fortalecer a coesão e a cooperação intercultural entre países que partilham não apenas uma língua comum, mas também uma vasta e diversa herança cultural. Neste âmbito, o diálogo intercultural será um pilar essencial para a paz e solidariedade, para a responsabilidade social e na construção de uma cidadania ativa e global. A paz, que se encontra no centro da missão da UNESCO, contribui para um pluralismo cultural e para diferentes leituras e interpretações de diversos e preciosos bens culturais como o Português neste espaço de encontros.
Este evento procurará fomentar, assim, o diálogo intercultural, reunindo especialistas e representantes de organizações dos concelhos de Almada e do Seixal, territórios que testemunham, diariamente, os desafios e as oportunidades da convivência marcada tanto pela riqueza da diversidade como pela necessidade de maior e mais expressiva inclusão e coesão social. Neste sentido, haverá a promoção e partilha de boas experiências nas diferentes áreas da educação, cultura, desporto, juventude, e de casos de sucesso no associativismo intercultural da região.
Tratando-se de um evento do Campus de Almada e apesar da ESEJP/Almada, enquanto membro da Rede de Escolas Associadas da UNESCO, ser um espaço de educação, formação e investigação, caracterizado por uma intensa diversidade cultural e étnica (com estudantes e parcerias de Cabo Verde, Angola, Moçambique e Brasil) e onde se procura, cada vez mais, a internacionalização e a inovação social, associam-se a este evento o Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão e a Escola Superior de Saúde de Almada.
Durante todo o evento haverá exposições de arte, fotografia e literatura dos países lusófonos, promovendo a apreciação das suas diversas tradições e expressões culturais.
PROGRAMA*
1º Fórum UNESCO “Interculturalidade, diálogos e encontros em Português"
22 de fevereiro de 2025 (Sábado)
14h00 – Receção aos participantes
14h30 – Sessão de abertura
Rui Tomás | Secretário-Geral do Piaget (a confirmar)
Clementina Nogueira | Presidente do Instituto Politécnico Jean Piaget do Sul e Presidente do Campus Universitário de Almada
Miguel Feio | Coordenador Associado da Rede de Escolas UNESCO
Teodolinda Silveira | Representante da Autarquia
Ana Paula Esteves | Representante das Associações
15h00 – Painel I: Casos de sucesso de integração e inclusão no contexto intercultural
Andredina Cardoso | Associação Saúde e Solidariedade da Diáspora Cabo-Verdiana
Celso Soares | CULTURFACE
Lídia Colina | MENNOM
Olinda Pereira | ALMAGINA
Sandra Roberto | Projeto Integrar a Sul
António Batista | ACAA
Moderação por: Sara Durão | Piaget
16h15 – Dramatização
16h30 – Coffee Break / Networking
16h45 – Desfile de Arte & Empreendedorismo
17h00 – Painel II: O Papel das autarquias na promoção de comunidades interculturais: Desafios e boas práticas
Teodolinda Silveira | Câmara Municipal de Almada
Carlos Pereira | Escola Associada da UNESCO/ Vereador da Câmara Municipal da Moita
Eduardo Costa | Conselho Nacional para as Imigrações e Asilo
Adelaide Silva | AMAI
Romualda Fernandes | Jurista e Ex Deputada Parlamentar
Moderação por: Tânia Santos | ESEJP/Almada
18h00 – Sessão de Encerramento
Miguel Feio | Coordenador Associado da Rede de Escolas UNESCO
*Programa provisório
Outros elementos do Fórum
Exposições: Durante todo o evento haverá exposições de arte, fotografia e literatura dos países lusófonos, promovendo a apreciação das suas diversas tradições e expressões culturais.