V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SUPERVISÃO CLÍNICA: FORTALECER ENFERMEIROS, TRANSFORMAR CUIDADOS
Num contexto marcado por profundas transformações nos sistemas de saúde, pela crescente complexidade dos cuidados e pela integração de tecnologias emergentes, nomeadamente a inteligência artificial, a Supervisão Clínica em Enfermagem assume um papel estratégico no desenvolvimento profissional, na promoção de práticas reflexivas e na consolidação de cuidados seguros, éticos e humanizados.
Mais do que um processo formativo, a supervisão clínica constitui um espaço de aprendizagem, acompanhamento e desenvolvimento de competências, contribuindo para ambientes de trabalho mais saudáveis, colaborativos e sustentados na evidência científica.
Neste âmbito, o V Seminário Internacional de Supervisão Clínica surge como um espaço privilegiado de partilha científica, reflexão crítica e divulgação de experiências inovadoras, reunindo profissionais, docentes, investigadores e estudantes em torno de práticas supervisivas que potenciam a excelência dos cuidados, a valorização dos enfermeiros e a transformação das organizações de saúde.
Objetivos
· Analisar os desafios atuais da Supervisão Clínica em Enfermagem no contexto do ensino, formação e prática clínica;
· Discutir o impacto das tecnologias emergentes, nomeadamente da inteligência artificial, na supervisão clínica e nos cuidados em saúde;
· Partilhar projetos, experiências inovadoras, boas práticas e evidência científica que promovam a qualidade, segurança e humanização dos cuidados;
· Refletir sobre o contributo da supervisão clínica para a liderança ética, governação dos cuidados e desenvolvimento profissional dos enfermeiros;
· Identificar estratégias promotoras de ambientes de trabalho saudáveis, seguros, colaborativos e centrados na aprendizagem;
· Desenvolver competências transversais, nomeadamente comunicação, gestão de conflitos, pensamento crítico e soft skills no âmbito da supervisão clínica;
· Promover a reflexão crítica e a troca de experiências entre profissionais, docentes, investigadores e estudantes das diferentes áreas das ciências da saúde;
· Fomentar a participação científica através da apresentação de trabalhos em formato de comunicação livre e e-poster.